quarta-feira, 21 de abril de 2010

A alma sob controle



Satanás nos ataca na MENTE e procura nos tirar da Verdade de Deus e de uma Vida no Espírito através das EMOÇÕES e do ENTUSIASMO. Como as pessoas entram por caminhos errados, mesmo na igreja, por causa disso!

Aquele que é ESPIRITUAL tem de conhecer o “ouvido interior” e manter-se ligado a ele. É simplesmente assustador o número de pessoas que confundem entusiasmo com espiritualidade. Isso acontece porque Satanás opera fortemente sobre nossa alma manipulando quase que à vontade as nossas emoções.

Deixar-se levar pelo que se sente e pelo que se vê leva a muita frustração e desânimo. Para que você possa entender a força das investidas de Satanás contra nós nessa área da nossa alma, vamos considerar o caso do profeta Elias - ver I Reis 19:2-4.

Seria esse o mesmo Elias que chamou “fogo do céu” no monte Carmelo? (I Reis 18:20-40). Seria esse o mesmo Elias que “orou por chuva?” (I Reis  18:41-46). Sim, é o mesmo homem de fé e oração. Então, o que aconteceu com ele? Temos a resposta no mesmo capítulo, I Reis 19:10, que narra a conversa com Deus. 

Pelo que se vê Elias não era um servo “relaxado”, ao contrário era muito zeloso e mesmo diligente. Então, o que aconteceu com ele? Satanás venceu Elias quando  fez com que Elias olhasse para si mesmo, para seu grande zelo - só eu sou fiel...

Como Satanás é sutil! Aquele que começa a trilhar esse caminho está destinado à derrota e à frustração. Mas vejamos o que Deus fez com o profeta, depois de lhe mostrar o seu poder e magnificência nos elementos da natureza (vento, terremoto, fogo): I Reis 19:15, 16, 18.

Satanás agiu rapidamente contra Elias depois do grande triunfo no  monte Carmelo porque Elias começara a ameaçar o esquema de trevas que o diabo organizara contra Israel, e Satanás tinha de removê-lo. Como acabar com Elias? Os passos dados por Satanás são muito significativos:

1) Satanás fez com que Elias valorizasse sobremaneira seu próprio zelo, sua própria  importância;
2) Satanás fez com que Elias se sentisse só, e o único fiel;
3) Satanás ameaçou-o através de Jezabel, levando-o a sentir medo (“Temendo Elias” v3);
4) Satanás pressionou-o no sentido de providenciar, ele mesmo, sua própria “salvação” (o que Deus chamou no versículo 15 de “teu caminho”), ou seja, a fuga;
5) Satanás induziu-o a “eliminar-se” a si mesmo, “pediu para si a morte” (v4).

Recapitulemos:
1) Orgulho
2) Solidão
3) Medo
4) Direção própria
5) Morte - desânimo fatal. 

Este é realmente um triste quadro, que culminou com a substituição de Elias por Eliseu. Mas devemos observar ainda o que Deus fez em relação a todo esse processo. Será que Deus deixou Elias lutar sozinho contra os ataques malignos? Não! claro que não! Observe como Deus tudo fez para fortalecer o profeta e para reconduzi-lo ao lugar de bênção e obediência - ver I Reis 19:5-7. 

Quando Satanás ataca alguém assim tão fortemente, saiba, os anjos do Senhor estão sempre a ministrar a esse pessoa, como aconteceu com Jesus, depois das tentações  (Mateus 4:11).

Deus estava atento a tudo o que se passava com Elias, mas Deus não podia obrigá-lo a “continuar na batalha”. Certamente, se o apóstolo Judas tivesse estado com ele, tê-lo-ia exortado a: “BATALHAR diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” - Judas 3. 

E foi para isso que Deus enviou o anjo, para ministrar a Elias - ver I Reis 19:8
. 
Ao chegar ali, Elias entrou numa caverna, e Deus lhe mostrou que ele estava no caminho errado. Elias sofrera fortemente no campo emocional, pois mesmo recebendo a ministração de anjos e ouvindo novamente a voz de Deus, ele continuou “chorando sua solidão” (v.10) - resultado de seu orgulho. 

Houve então aquele tremenda manifestação dos elementos - fogo, vento, terremoto - e ainda o “ciclo tranquilo e suave”, mas Elias continuou o mesmo (v.14). E Deus não teve outro recurso senão “substituí-lo”.

Elias entrou no “seu próprio caminho” (v.15) e ainda que continuasse com a capacidade de “ouvir a voz de Deus” e de receber todos os cuidados de Deus, o seu ministério ACABARA.

Triste fim para um ministério tão glorioso? Sim, foi realmente um final decepcionaste em termos da “utilidade” de Elias como profeta, mas não da vida dele, pois, depois que Elias ungiu Eliseu em seu lugar, Deus o levou para Si num carro de fogo. 

fonte: www.igrejaassembleiadedeus.org

GLÓRIA A DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre para que você possa expressar a sua opinião; contudo, fique atento ao seu vocabulário e lembrando que esse é um site de Jesus, para Jesus e com Jesus! Amém. Deus te abençoe.