terça-feira, 14 de setembro de 2010

21 DIAS DE JEJUM DE DANIEL

Tema: 21 Qualidades do Líder Cristão

MIQUEIAS 6.8- "O QUE O SENHOR PEDE DE TI: QUE PRATIQUES A JUSTICA, AME A MISERICORDIA E ANDE EM HUMIDADE."


1º dia de Jejum: 13/09/2010 = MODELO DE CARATER DE CRISTO

O modelo de caráter que precisamos buscar para que possamos fazer uso da autoridade é o de Jesus Cristo.

Filipenses 2:5-11 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Ele não fez nada fora da vontade de Deus:

João 5:19 Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

O modelo de uso de autoridade de Jesus

Estudando o caráter de Jesus podemos concluir que uma de suas características mais marcante é a sua humildade. Ele tinha o poder para destruir a humanidade e reconstruí-la sem muito esforço, mas escolheu obedecer ao Pai e se entregou para a nossa salvação (ver Mt 26:53), e mesmo nesta obediência não se sujeitou às tentações do diabo que inclusive oferecia toda a autoridade que tinha se Jesus o adorasse, contudo Jesus o venceu com a Palavra de Deus. A Palavra deve estar arraigada em nossos corações e mentes, só assim poderemos enfrentar o nosso astuto inimigo, pois ele sabe do que seríamos capazes com a autoridade que Jesus nos deu. A nossa vitória esta em não ceder nem um milímetro do caminho que Deus nos traçou.

O Caráter do Cristão

Como podemos receber o título de cristãos? Somente quando formos imitadores e seguidores de Jesus. Por isso precisamos de humildade legítima. 1 Pedro 5:5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.
Lembremos de Davi. Ele foi ungido rei em Israel sendo Saul ainda a autoridade constituída por Deus. Davi teve chance de matá-lo, porém temeu a Deus: ">

1 Samuel 24:6 e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR.

Davi teve a chance de fazer sua própria justiça, já que tinha sido ungido e Saul havia pecado contra Deus, mas mesmo assim não lançou mão das oportunidades que teve. Ele não deixou de se levar pelo espírito do Anti-Cristo, isto mesmo, pois cristo quer dizer ungido, e anti-cristo significa contra o ungido. Se Davi fosse contra Saul, ele iria contra um ungido pelo Senhor.
Toda vez que nos revoltamos contra as autoridades constituídas por Deus, estamos dando espaço para que este espírito aja. O humilde de coração espera a justiça de Deus assim como o arcanjo Miguel declarou, conforme está escrito:

Judas 1:9 Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!

Não era o papel de Miguel repreender o diabo naquele instante. Este momento está reservado para o futuro, conforme está escrito em Apocalipse:

Apocalipse 12:7-9 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Ainda estes versículos nos ensinam que o poder somente deve ser usado no momento exato, se houver precipitação, poderá ser na verdade abuso. Lembremos que não houve maior manifestação de poder do que a ressurreição de Jesus, representando a vitória sobre o pecado e os inimigos de Deus postos em vergonha pública:

Colossenses 2:13-15 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Os valores

Para que nosso caráter ser edificado, devemos ter os valores bíblicos como sendo nossos. Os valores adotados ajudam-nos a tomar decisões. Estes valores foram apresentados por Jesus e representam Ele mesmo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre para que você possa expressar a sua opinião; contudo, fique atento ao seu vocabulário e lembrando que esse é um site de Jesus, para Jesus e com Jesus! Amém. Deus te abençoe.