segunda-feira, 20 de setembro de 2010

21 DIAS DE JEJUM DE DANIEL

8º DIA DE JEJUM CORAGEM

“Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o senhor teu Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará.”

(Deuteronômio 31: 06)

CRIA EM MIM O DEUS UM CORAÇÃO PURO – SALMO 51

INTRODUÇÃO: Quando eu leio essa oração de Davi expressa nesse salmo, a primeira coisa que me vem a mente é o seu pecado, isto porque foi justamente por esse motivo que Davi escreveu o Salmo 51, nele Davi revela toda a sua angústia e arrependimento, e suplica a Deus o seu perdão. E quando eu me lembro desse fato, logo me vem à mente a imparcialidade de Deus e da sua palavra.

1 - A IMPARCIALIDADE DE DEUS E DA SUA PALAVRA: A Bíblia não só revela os grandes feitos dos personagens que fizeram sua historia, sua coragem, suas conquistas e vitórias, mais revela também os seus fracassos, derrotas, suas limitações e pecados.
1-1-O EXEMPLO DE ELIAS: (2Rs 17-19) A Bíblia fala da sua coragem, fé e ousadia quando enfrenta sozinho todo reino de Acabe e desafia todos os profetas de baal e azera, porém não omite sua fragilidade e medo quando foge de Jezabel para escapar com vida.
1-2-O EXEMPLO DE JOÃO BATISTA: Testifica com ousadia que Jesus é o Filho de Deus e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e depois com um coração totalmente duvidoso envia os seus discípulos a perguntar a Jesus se era Ele mesmo o Messias ou deveriam aguardar outro.
1-3-O EXEMPLO DE PEDRO: Demonstra ser o mais corajoso e mais crente entre os doze, subestima a fé dos seus irmãos e depois segue Jesus de longe e nega-o por três vezes.
Nota: Tudo o que dantes foi escrito, para ensino nosso foi escrito...(Rm 15.4), e para provar que só Deus é perfeito em todas as sua obras.
1-4-O EXEMPLO DE DAVI: Se houvesse alguém interessado em esconder o pecado de Davi e omiti-lo da Bíblia, esse alguém seria o próprio Deus! Por que?
1-4-1-POR CAUSA DA SUA PRÓPRIA REPUTAÇÃO: (At 13.22) Ele mesmo declara: "Achei a Davi, homem segundo o meu coração..."
1-4-2-SUA IMPARCIALIDADE NO CASO DE DAVI: (2Sm 12) Deus mesmo envia o profeta Natã para repreender Davi.
Nota: Deus não tem filhos prediletos e nem faz acepção de pessoas, o limite do seu amor é a sua justiça; A lei da semeadura é universal, todos nós somos iguais perante Ele (Sl 18.25; Gl 6.7).

2 - A HUMILHAÇÃO DE DAVI: (Sl 51.1-9) Ele reconhece e confessa o seu pecado e arrependido suplica humildemente o perdão de Deus.

3 - OS QUATROS PEDIDOS DE DAVI: (Sl 51.10-12).
3-1-CRIA EM MIM, Ó DEUS UM CORAÇÃO PURO: (Sl 51.10) Algumas considerações sobre esse pedido de Davi:
a) Um pedido com sabedoria: (Pv 4.23; Mt 15.19) "...dele procede as saídas da vida" As nossas atitudes externas, por meio do corpo, tanto as boas quanto as ruins, procedem do coração.

b) Um coração puro é tudo que o homem precisa para estar bem com Deus e poder contar com Ele: Davi sabia disso: Contigo passo pelo meio de um esquadrão... (2Sm 22.30) Ainda que eu andasse...tu estás comigo... (Sl 23.4).

c) Como Deus pode criar no homem um coração puro? (Sl 119.9). Deus revela a Davi qual o segredo para se ter um coração puro: "Observando conforme a sua Palavra"
c-1-A palavra lava: (Ef 5.26) "purificando com a lavagem da água pela palavra"
c-2-A palavra limpa: (Jo 15.3). "Vós já estais limpos pela palavra..."
c-3-A palavra regenera: (1Pe 1.23). "Sendo de novo gerado...pela palavra"
c-4-A palavra ilumina o caminho: (Sl 119.105). "Lâmpada para meus pés..."
c-5-A palavra dá segurança na oração: (Jo 15.7). "Se vós...e as minhas palavras..."
c-6-A palavra é arma poderosa contra a tentação: (Mt 4.1-12). "Está escrito"
c-7-A palavra é fundamento sólido para a casa espiritual: (Mt 7.24-27).
c-8-A palavra é a verdade que santifica: (Jo 17.17).
3-2-NÃO ME LANÇES FORA DA TUA PRESENÇA: (Sl 51.11a). Davi sabia que longe da presença de Deus não existia a mínima possibilidade se ser feliz.
3-3-NÃO RETIRES DE MIM O SEU ESPÍRITO SANTO: (Sl 51.11b). Davi também sabia que o Espírito Santo é a única força capaz de nos fazer vencer.
3-4-TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO: (Sl 51.12a). Davi sabia que a alegria da salvação é a força motivadora para servir a Deus.

4 - AS CARACTERÍSTICAS DE QUEM TEM UM CORAÇÃO PURO:
4-1-É amoroso: Cultiva e valoriza a comunhão fraternal.
4-2-É humilde: Não busca a exaltação própria e não é soberbo.
4-3-É sincero: Não se aproxima das pessoas com segundas intenções, visando tirar proveito próprio.
4-4-É temente: Tem compromisso com Deus e com a sua palavra.
4-5-Não é invejoso: Fica feliz com a prosperidade do próximo.
4-6-Não é leviano: Não brinca com os sentimentos das pessoas.

5 - A RECOMPENSA DOS QUE TEM UM CORAÇÃO PURO:
5-1-Eles verão a Deus: (Mt 5.8).
5-2-Eles subirão ao monte do Senhor e estará no seu lugar santo: (Sl 24.3,4).

CONCLUSÃO: O Deus de Davi que lhe perdoou e lhe concedeu um coração puro, é o mesmo Deus que nós buscamos e servimos hoje, Ele continua sendo misericordioso, e como o próprio Davi disse em (Sl 51.17) "Ele não resiste e não despreza um coração quebrantato e contrito".

USE SUA CORAGEM, EXPRESSE ELA TENDO ATITUDES COMO DAVI TEVE, APRENDENDO A SER AMOROSO, HUMILDE, SINCERO, TEMENTE, NÃO INVEJOSO , NEM LEVIANO, ABRINDO SEU CORAÇÃO.TOME CORAGEM HOJE MUDE SUAS ATITUDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre para que você possa expressar a sua opinião; contudo, fique atento ao seu vocabulário e lembrando que esse é um site de Jesus, para Jesus e com Jesus! Amém. Deus te abençoe.